quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

COSTELA DE BOI DESFIADA A ‘LA IVANI’


Esta é a costela de boi que a famosa tia Ivani, amiga da família, que é chamada de tia por ser amiga dos meus pais desde os tempos da Ilha do Governador, fez para eles (Joaquim e Vina). Da próxima vez, eu vou!kkk


Ingredientes:

- 1 Kg de filé de costela (só encontro esta peça embalada no Supermercado Guanabara);

- 1 Kg de mini cebolas;

- 3 batatas-doces;

- COSTELA

Tempero da Costela – 1 salsão + ½ talo de alho poro + 2 cebolas em cubos + 2 dentes de alho espremidos = ½ pimenta dedo de moça = 200 ml de vinho tinto seco + 1 colher de chá de tomilho + 1 c. chá de alecrim + 3 folhas de loro + ½ molho de salsa + sal a gosto = temperar o file de costela com estes ingredientes 6 horas antes do preparo.

Preparo da costela – retirar somente a costela do vasilhame com temperos e dourá-la (inteira) em 3 c.sopa de azeite extra-v irgem em uma panela de pressão. Após dourar todos os lados da costela, acrescentar 1 cebola partida em gomos no sentido do comprimento; dourar a cebola e depois coar os temperos que a costela ficou por 6 horas (guardar o vinho) e acrescentá-los na panela com a costela e a cebola e refogar por mais 5 minutos em fogo alto, e depois acrescentar o vinho reservado dos temperos. Deixar ferver e em seguida tampar a pressão e cozinhar por 30 minutos. Após os este tempo, retirar a panela do fogo e após retirar toda a pressão, abrir a panela e retirar a costela para outro recipiente para interromper o cozimento da carne. Deixar esfriar e começar a desfiar a costela separando-a das gorduras e desfiando-a o mais fino possível.

- MINI CEBOLAS E BATATAS DOCES CARAMELIZADAS:

BATATAS DOCES - ferver água numa panela que caiba as 3 batatas; após ferver acrescentar uma c.café de sal + 3 c.sobremesa de açúcar e colocar as batas lavadas e inteiras para cozinhar. Quando estiverem macias (não desmanchando), retira do cozimento e colocá-las em água fria.

MINI CEBOLAS – ferver água + 1 c.chá de manteiga com sal e cozinhar as cebolinhas (+- 15 min).

CARAMELIZAÇÃO – Numa panela pequena, fogo baixo, adicionar 2 c.sopa de manteiga com sal (não pode margarina) + 4 c.sopa de mel de abelhas de boa procedência; colocar tantas cebolinhas que couberem uma ao lado da outra dentro da panelinha (não colocar uma por cima da outra); quando estiver corada de um lado vire-as para dourar e caramelizar o outro lado.

Vá repetindo a operação acrescentando mais cebolinhas, mais mel e margarina até caramelizar todas as cebolinhas e depois as batatas- doces. Vá retirando e colocando num prato para que escorra o excesso de caramelo. Depois passe para a travessa que irá para a mesa.

COSTELA – na mesma panela com o caramelo, acrescente 2 c.sopa de mostarda amarela, misture bem ao caramelo que sobrou (se sobrou pouco, faça mais) e depois acrescente a costela desfiada, misture bem e reserve.

- PESTO DE AGRIÃO

Lavar e cortar o agrião em pedaços pequeninhos. Dourar 4 dentes de alho espremidos em 4 c.sopa de azeite extra-virgem; acrescentar o agrião e refogar até murchar;

Dissolver 1 caldo de legumes em 200 ml de água (no microondas);

Bater no liquidificador o agrião refogado + o caldo de legumes + fatias de pão branco de forma sem casca o suficiente para fazer um creme (1 e meia fatia). Após bater levar a mistura ao fogo e deixar levantar fervura e pronto.

-CANJIQUINHA

Lavar e colocar de molho durante 1 hora, 1 pacotinho de canjiquinha.

Numa panela grande dourar 6 tiras de bacon de boa qualidade e depois acrescentar 4 cebolas médias em cubinhos + 4 dentes de alho espremidos + 3 tomates sem peles e sementes em cubinhos;

Após refogar os temperos acrescentar a canjiquinha escorrida + sal a gosto; refogar bem e depois acrescentar água em temperatura ambiente o suficiente para cobrir a canjiquinha; mistura bem, tampara a panela e fogo baixo.

Vá acrescentando água e misturando até que a canjiquinha esteja cozida. Ela será servida como arroz.

- SERVIR

Colocar numa travessa as cebolinhas de um lado e as batatas doces do outro e aqueça-as no microondas; aqueça a costela e depois arrume-a entre as cebolinhas e as batatas doces;

Servir junto com o pesto de agrião acondicionado numa molheira e a canjiquinha;

- HARMONIZAÇÃO

Vinhos tintos que degustei e aprovei :

CALICANTO

1865 Syrah

Paulo Laureano reserva tinto


Um comentário:

  1. Oi Vivian, ficou ótima a postagem.
    Acrescento aqui informações que faltou na harmonização: - CALICANTO TINTO 2008 (CHILE) e PAULO LAUREANO RESERVA TINTO 2008.
    Bjs da 'Tia' Ivani

    ResponderExcluir