domingo, 4 de março de 2012

Carne seca especial (Wrap e molho para massas)

Ingredientes:


500g de carne seca
1 cebola média ou grande
1 colher de sopa de mel
1 colher de café de óleo
1 raminho de salsa picada
meia dedo de moça picada e sem semente
sal à gosto

Modo de preparo:

Desalgue a carne seca: Eu deixo de um dia para o outro de molho na geladeira em cubos e troco a água umas 3 vezes.
Coloque na panela de pressão com água até tampar e deixe cozinhar por volta de 40 minutos. Retire da panela tire tida a gordura enquanto ao desfiar a carne com a mão. Coloque na panela um pingo de óleo a cebola cortada em pétalas quando ela estiver transparente adicione o mel e em seguida a carne seca. Deixe a mistura dourar bem e adicione a pimenta picada e o sal. Salpique a salsa.

PARA FAZER O WRAP:
Compro a massa do wrap pronta no mercado. Essa carne seca com qq queijo ou requeijão e umas folhinhas de alface... hummm!!

PARA FAZER UM MOLHO PARA MASSAS:
Já fez o wrap mas sobrou carne seca (o q acho difícil). coloque uma colher de manteiga na panela a carne seca especial, uma lata de creme de leite e leite suficiente para criar o molho. Sal à gosto. Não exprimentei mas acho que cubinhos de queijo coalho ficariam maravilhosos!!! Eu fiz com penne.

Caesar da Vivi

Essa Caesar surgiu quando o Xande falou q eu poderia levar uma salada pro churras na casa dele. Nesse dia ele falou: vc vai trazer uma parada megaelaborada chique... Resumindo, tiro onda depois me ferro!! Pensando no que poderia fazer (só me vinha em mente uma salada de alface, tomate e cebola), tive a sorte de ver uma receita de uma americana na TV de caesar e dei uma adaptada, na dela tinha uma alice e não tinha alcaparra.


Ingredientes:

1 molho de alface lisa
1 molho de alface normal
Queijo parmesão ralado na hora à gosto
Para o molho:
1 lata de creme de leite
1 pote de iogurte natural desnatado
3 dentes de alho amassados
5 alcaparras bem picadas
1 colher de sopa grande de mostarda ( eu usei a HEINZ Spicy brown mustard, mas acho q uma dijon ficaria ótima tb)
meio pacote de queijo ralado de saquinho
Por volta de 2 colheres de sopa de azeite
Para os croutons:
5 pães de forma (ou mais)
manteiga (Aviação é a melhor!)
orégano

Modo de preparo:

Dos croutons:
Passe manteiga nos 2 lados dos pães de forma e corte-os em quadrados de 1 cm em média, polvilhe com o orégano e leve ao forno até dourar. Reserve até esfriar.

O molho:
Coloque o alho no azeite ainda frio em uma frigideira e dê só um susto (o segredo é não dourar para não amargar), adicione as alcaparras, o creme de leite, a mostarda, o iogurte e, por último o queijo ralado de saquinho e deixe derreter. Pronto, não deve cozinhar muito!! Deixe esfriar na geladeira!

O Segredo!!!

Em um pote grande com tampa adicione as folhas de alfaces lavadas e já secas, o molho, os croutons e o queijo ralado grosseiramente e sacuda bem. Sirva na hora!!!

Se quiser fazer para o dia seguinte deixe tudo separado em potes e misture só na hora de servir!!

Fez maior sucesso no churras do Xande, até a criançada comeu, e olha q a farofa do Cláudio e as carnes estavam ótimas!



Pavê de maracujá com chocolate do Xande

Esse pavê é um hit do natal. O Xande é obrigado no almoço do dia 25 à levar esse pavê. é maravilhoso!!!
Ingredientes para a mousse de maracujá:
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
meia garrafa (1 lata) de suco de maracujá (pode ser natural ou de garrafa)

Modo de preparo da mousse: bater no liquidificador e reservar na geladeira

Ingredientes para a montagem:
2 pacotes biscoito maisena sabor de chocolate
leite com nescau para molhar os biscoitos.
Entre 170/200 g de chocolate ao leite em barra
1/2 lata de creme de leite (ou 1 caixinha)

Modo de preparo:
em um refratário colocar a mousse, cobrir com os biscoitos molhados no leite com nescau fazendo camadas. Por último, derreter o chocolate (pode ser no microondas) e misturar com o creme de leite. Se ficar um pouco duro adicionar um pouco de leite. cobrir o pavê com esse creme de chocolate e levar à geladeira por, aproximadamente, 5 horas ou ao freezer por 2 horas. Pronto!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

COSTELA DE BOI DESFIADA A ‘LA IVANI’


Esta é a costela de boi que a famosa tia Ivani, amiga da família, que é chamada de tia por ser amiga dos meus pais desde os tempos da Ilha do Governador, fez para eles (Joaquim e Vina). Da próxima vez, eu vou!kkk


Ingredientes:

- 1 Kg de filé de costela (só encontro esta peça embalada no Supermercado Guanabara);

- 1 Kg de mini cebolas;

- 3 batatas-doces;

- COSTELA

Tempero da Costela – 1 salsão + ½ talo de alho poro + 2 cebolas em cubos + 2 dentes de alho espremidos = ½ pimenta dedo de moça = 200 ml de vinho tinto seco + 1 colher de chá de tomilho + 1 c. chá de alecrim + 3 folhas de loro + ½ molho de salsa + sal a gosto = temperar o file de costela com estes ingredientes 6 horas antes do preparo.

Preparo da costela – retirar somente a costela do vasilhame com temperos e dourá-la (inteira) em 3 c.sopa de azeite extra-v irgem em uma panela de pressão. Após dourar todos os lados da costela, acrescentar 1 cebola partida em gomos no sentido do comprimento; dourar a cebola e depois coar os temperos que a costela ficou por 6 horas (guardar o vinho) e acrescentá-los na panela com a costela e a cebola e refogar por mais 5 minutos em fogo alto, e depois acrescentar o vinho reservado dos temperos. Deixar ferver e em seguida tampar a pressão e cozinhar por 30 minutos. Após os este tempo, retirar a panela do fogo e após retirar toda a pressão, abrir a panela e retirar a costela para outro recipiente para interromper o cozimento da carne. Deixar esfriar e começar a desfiar a costela separando-a das gorduras e desfiando-a o mais fino possível.

- MINI CEBOLAS E BATATAS DOCES CARAMELIZADAS:

BATATAS DOCES - ferver água numa panela que caiba as 3 batatas; após ferver acrescentar uma c.café de sal + 3 c.sobremesa de açúcar e colocar as batas lavadas e inteiras para cozinhar. Quando estiverem macias (não desmanchando), retira do cozimento e colocá-las em água fria.

MINI CEBOLAS – ferver água + 1 c.chá de manteiga com sal e cozinhar as cebolinhas (+- 15 min).

CARAMELIZAÇÃO – Numa panela pequena, fogo baixo, adicionar 2 c.sopa de manteiga com sal (não pode margarina) + 4 c.sopa de mel de abelhas de boa procedência; colocar tantas cebolinhas que couberem uma ao lado da outra dentro da panelinha (não colocar uma por cima da outra); quando estiver corada de um lado vire-as para dourar e caramelizar o outro lado.

Vá repetindo a operação acrescentando mais cebolinhas, mais mel e margarina até caramelizar todas as cebolinhas e depois as batatas- doces. Vá retirando e colocando num prato para que escorra o excesso de caramelo. Depois passe para a travessa que irá para a mesa.

COSTELA – na mesma panela com o caramelo, acrescente 2 c.sopa de mostarda amarela, misture bem ao caramelo que sobrou (se sobrou pouco, faça mais) e depois acrescente a costela desfiada, misture bem e reserve.

- PESTO DE AGRIÃO

Lavar e cortar o agrião em pedaços pequeninhos. Dourar 4 dentes de alho espremidos em 4 c.sopa de azeite extra-virgem; acrescentar o agrião e refogar até murchar;

Dissolver 1 caldo de legumes em 200 ml de água (no microondas);

Bater no liquidificador o agrião refogado + o caldo de legumes + fatias de pão branco de forma sem casca o suficiente para fazer um creme (1 e meia fatia). Após bater levar a mistura ao fogo e deixar levantar fervura e pronto.

-CANJIQUINHA

Lavar e colocar de molho durante 1 hora, 1 pacotinho de canjiquinha.

Numa panela grande dourar 6 tiras de bacon de boa qualidade e depois acrescentar 4 cebolas médias em cubinhos + 4 dentes de alho espremidos + 3 tomates sem peles e sementes em cubinhos;

Após refogar os temperos acrescentar a canjiquinha escorrida + sal a gosto; refogar bem e depois acrescentar água em temperatura ambiente o suficiente para cobrir a canjiquinha; mistura bem, tampara a panela e fogo baixo.

Vá acrescentando água e misturando até que a canjiquinha esteja cozida. Ela será servida como arroz.

- SERVIR

Colocar numa travessa as cebolinhas de um lado e as batatas doces do outro e aqueça-as no microondas; aqueça a costela e depois arrume-a entre as cebolinhas e as batatas doces;

Servir junto com o pesto de agrião acondicionado numa molheira e a canjiquinha;

- HARMONIZAÇÃO

Vinhos tintos que degustei e aprovei :

CALICANTO

1865 Syrah

Paulo Laureano reserva tinto