sábado, 17 de dezembro de 2011

Torta de batata e carne moída


Quando fiz a batata gratinada ontem esqueci as batatas fervendo e ficaram muito moles, decidi não estragar minha receita e fazer uma torta de batata com carne moída hj.

Ingredientes:
11 batatas médias descascadas
1 ramo de alecrim
por volta de 500g de carne
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média picada ou processada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de café de tomilho (ou mais)
5 azeitonas verdes sem caroço
pimenta cheiro verde ou do reino
meio tomate picado sem semente
meio copo de molho de tomate
queijo parmesão ralado
sal à gosto

Modo de preparo:

Descascar as batatas, cortá-las como quiser para facilitar o cozimento e aferventá-las na água e sal com o alecrim. Quando estiverem bem moles espremê-las ou processá-las.
Refogar no azeite a cebola e o alho (e a pimenta de cheiro se tiver), adicionar a carne antes de dourar os temperos. Adicione sal e o tomilho. Quando a carne estiver um pouco dourada, mas não totalmente cozida, colocar o tomate e o molho. Deixe ferver e adicione as azeitonas picadas.

Unte a forma com metade da manteiga espalhe metade das batatas amassadas numa forma ou refratário, coloque o molho com a carne (se achar q tem muito caldo, jogue um pouco fora), espalhe e, em seguida coloque mais uma camada de batatas. Polvilhe com queijo parmesão e coloque o resto da manteiga em pedacinhos.

Esquente o forno alto, por volta de 220º e coloque a forma deixando cozinhar até secar e dourar um pouco. Se quiser um crosta é melhor pincelar uma gema de ovo batido antes de levar ao forno.Pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário